All for Joomla All for Webmasters
Administradora

Administradora

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No dia 30 de Setembro, os Gelados de Ciência do projeto CIÊNCIA PARA TODOS vão participar no AQUAPORTO 2017 – o festival da água no Parque da Cidade do Porto.

Ao longo do 3º período, alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova realizaram várias Oficinas de Ciência no âmbito do projeto de investigação “Ciência Para Todos” (FCUP, IFIMUP) da professora Ana Cachide Praça Pedroso.

Com recurso a materiais simples, recicláveis e de uso comum, os alunos construíram diferentes modelos e/ou kits de ciência que permitem explorarem conceitos básicos da Física e a sua aplicação tecnológica numa perspetiva CTSA e com ligação à Historia da Ciência e, dessa forma, deram início ao seu próprio “Laboratório da Ciência”. Os alunos realizaram as Oficinas de Ciência: “Andorinha equilibrista”, “Periquito no poleiro”, “Roda de cores e olhos que enganam”, “Carrinho movido a ar”, “Disco flutuante”, “Levitação eletrostática”, “Canhão de ar” e “Forno solar”. Promover a motivação e o interesse de crianças e jovens por áreas científicas (em particular da Física) e, de uma maneira geral, contribuir para incrementar a cultura científica dos cidadãos é o objetivo basilar deste projeto, no qual os alunos envolvidos participaram com muito empenho, interesse e entusiasmo.

 

Na 2ª semana de julho 2017, os Gelados de Ciência com o “sabor científico” Pressão e Tensão Superficial mais uma vez fizeram as delícias de jovens na Universidade Júnior da Universidade do Porto.

O público participante teve a oportunidade de interagir com “objetos da ciência”, conhecer factos da História da Ciência, experienciar esta área das Ciências Físicas e algumas das suas aplicações tecnológicas. Muita surpresa, alegria e interesse manifestou este público na exploração de fenómenos físicos representados pelos Gelados de Ciência:

- Sentir a pressão com Bernoulli;

- Bola amestrada;

- Cola atmosférica;

- Balão cheio de boca aberta;

- Ludião fantasma;

- Canhão de ar;

- Água elástica;

- Moeda flutuante;

- Areia com medo de água.

 

Os Gelados de Ciência com o “sabor científico” Luz, Cor e Ilusões de Ótica deliciaram jovens na Universidade Júnior da Universidade do Porto na 1ª semana de julho 2017.

A surpresa, a alegria e o interesse envolveu este público na exploração de fenómenos físicos, numa perspetiva CTSA com ligação à história da ciência, através das experiências e dos desafios científicos dos Gelados de Ciência:

- Não acredites nos teus olhos;

- Furo na mão;

- Impressão digital da Luz;

- Diversão luminosa;

- Moeda mágica;

- Mosaico de luz;

- Explosão de cores;

- Objeto invisível;

- Manto de invisibilidade;

- Olhar o infinito;

- Baralho de ilusões.

 

Pág. 1 de 6
Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…